Sobre Nós

As Ligas Acadêmicas são entidades estudantis, criadas e gerenciadas por acadêmicos sob orientação de professores baseadas em problemas da comunidade na qual estão inseridas, e tem como objetivo estudar o problema e tentar propor e efetivar soluções reais para os problemas identificados. A LATEME tem por objetivo promover o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito acadêmico e não acadêmico de temas relacionados a Trauma e Emergências Médicas.

 

Porquê uma Liga de Trauma e Emergências Médicas?

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirugiões, Trauma é a principal causa de óbito nas primeiras 4 décadas de vida e representa um enorme e crescente desafio ao País em termos sociais e econômicos. Os acidentes e as violências no Brasil configuram um problema de saúde pública de grande magnitude e transcendência, que  provocam forte impacto na morbidade e na mortalidade da população. A determinação do tema de enfoque da LATEME surgiu a partir das demandas dos estudantes de medicina da UEFS, bem como da comunidade na qual estão inseridos. Os estudantes sentem necessidade de expandir o conhecimento em Trauma e Emergências, dada a sua relevância no dia a dia da prática médica. Devido à abrangência do tema, as atividades da liga não estarão superespecializando precocemente os estudantes, mas sim contribuindo para o estudo de assuntos cujo domínio é tão importante para qualquer médico. Para a comunidade, a LATEME busca ampliar, através da educação popular em saúde, os conhecimetos sobre Trauma e Emergências, enfatizando a prevenção e noções de atendimento pré-hospitalar.

 

Quais são os objetivos da LATEME?

O objetivo primordial da LATEME é constituir um espaço permanente de discussão e disseminação de conhecimentos teórico-práticos sobre trauma e emergências médicas entre os acadêmicos de medicina da UEFS através dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

Dentre os objetivos especíicos, temos:

  • Promover subsídio teórico sobre trauma e emergências médicas para os membros da liga através de seminários, discussão de artigos e disponibilização de bibliografia atualizada sobre o tema.
  • Capacitar e treinar os membros da liga para realização de procedimentos relacionados a situações de trauma e emergências (suporte básico e avançado de vida, manejo de vias áreas, avaliação e atendimento ao politraumatizado, etc.).
  • Promover, para a comunidade acadêmica de Feira Santana, a disseminação de conhecimentos teórico-práticos sobre trauma e emergências através da realização de sessões abertas, seminários, simpósios, oficinas e cursos.
  • Buscar a interação com outras ligas acadêmicas através da realização de atividades em parceria, enfatizando a importância da integralidade na assistência ao paciente vítima de trauma.
  • Estimular a produção científica sobre trauma e emergências médicas entre os acadêmicos de medicina da UEFS.
  • Criar oportunidades para que os membros da liga experimentem e vivenciem o cotidiano da prática médica em atendimento pré-hospitalar, pronto-socorro e cirurgia do trauma.
  • Estimular a integralidade e a humanização no atendimento ao trauma e as emergências nos hospitais de Feira de Santana.
  • Disseminar entre a população de Feira de Santana noções de prevenção das principais situações que levam ao trauma (acidentes de trânsito, violência, acidentes domésticos, etc.) através de campanhas, feiras, palestras e oficinas.
  • Esclarecer a população de Feira de Santana acerca da importância dos serviços de atendimento pré-hospitalar, e do seu uso consciente.
  • Disseminar conhecimentos teórico-práticos sobre primeiros socorros entre a população feirense, além do manejo pré-hospitalar das emergências médicas mais prevalentes.
  • Treinar a população feirense para a realização segura e eficaz dos procedimentos de suporte básico de vida.

 

Quais são as atividades desenvolvidas pela LATEME?

 As atividades da LATEME são desenvolvidas seguindo os pilares de ensino, pesquisa, extensão.

  • Ensino: Reuniões quinzenais entre os membros da liga e os professores orientadores, com apresentação pelos alunos de temas sobre trauma e emergências médicas previamente selecionados entre os membros. Essas reuniões podem se configurar, ainda, como discussão de casos clínicos e conferências teóricas com professores orientadores e colaboradores sobre assuntos pertinentes à área. Também são realizadas oficinas para o treinamento prático de habilidades relacionadas ao tema discutido nas reuniões, sob supervisão dos professores orientadores e/ou colaboradores.

  • Pesquisa: Os membros da liga poderão desenvolver projetos de pesquisa relacionados à trauma e emergências médicas, orientados pelos professores orientadores e colaboradores. Os resultados das pesquisas poderão ser apresentados em eventos científicos e/ou publicados sob a forma de artigos em revistas especializadas.

  • Extensão:  Os membros da liga realizarão eventos científicos, voltados à comunidade acadêmica feirense, que objetivem a informação e atualização de temas relacionados ao trauma e emergências médicas. Para a comunidade não-acadêmica, a LATEME se compromete a desenvolver projetos que dissertem sobre prevenção do trauma, atendimento pré-hosptalar e reconhecimento das emergências mais prevalentes.